segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cinomose e possível cura

A doença

Enfermidade infecto contagiosa, que afeta só os cães entre os animais domésticos e os canídeos silvestres. Causada pelo vírus CDV (Canine Distemper Virus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC) que sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, e menos de um mês em local quente e úmido; muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns. Não escolhe sexo ou raça, nem a época do ano. Ocorre mais em jovens, mas animais idosos também podem se contaminar se não vacinados. Se infectam (contaminam) por contato direto ou pelas vias respiratórias, pelo ar contaminado. A transmissão direta é por secreções do nariz e boca de animais infectados (espirros e gotículas que saem do nariz quando se respira) é a principal fonte de infecção. O animal doente espirra e contamina o ambiente e os animais que estejam perto. Inclusive, se tiver um ser humano por perto, o vírus pode ser carregado por ele até um animal sadio. O animal pode se contaminar pela via respiratória ou por via digestiva, por contato direto ou fômites ( pode ser um objeto ou um ser humano, por exemplo, que carregam o vírus na roupa, nos sapatos) , água e alimentos contaminados por secreções de cães doentes. Após o animal ser infectado, ocorre o período de incubação do vírus (digamos que seja o período que ocorre entre o vírus entrar no corpo e o corpo começar a manifestar os sintomas da doença) por 3 a 6 dias , ou até 15 dias, e depois disso a temperatura pode chegar a 41ºC, haver perda de apetite, corrimento ocular e nasal . Este estado dura mais ou menos 1 a 2 dias. Depois se segue um período de 2 a 3 dias, as vezes meses, em que parece que tudo volta ao normal. Depois disso podem aparecer os sinais e sintomas típicos da cinomose, dependendo da resposta imunitária do animal. Pode haver sintomas digestivos (diarréia e vômito), respiratórios (corrimento nasal e ocular) ou nervosos ( tiques nervosos, convulsões, paralisias, etc) ou haver associação deles. O animal pode morrer tendo desenvolvido só uma das fases da doença ou sobreviver desenvolvendo todas, podem desenvolver cada tipo de sintoma aos poucos ou todos juntos. Normalmente os primeiros sintomas da 2º fase são febre , falta de apetite, vômitos, diarréia, dificuldade para respirar. Depois conjuntivite com secreção , corrimento nasal, com crostas no focinho, e pneumonia. Pode se seguir por 1 a 2 semanas e daí aparecerem os sintomas nervosos: tiques nervosos, depois sintomas de lesões no cérebro e medula espinhal. Em alguns, por inflamação no cérebro, os animais ficam agressivos, não conseguem as vezes reconhecer seu dono.

Em outros ocorre paralisia dos músculos da face em que o animal não consegue abrir a boca nem para tomar água, apatia profunda.
Por lesões no cérebro e na medula espinhal, andar cambaleante, paralisia no quarto posterior (‘descadeirado’). Dificilmente os sintomas são estacionários (vão piorando sempre, de maneira lenta ou rápida).

É de difícil tratamento, dependendo quase exclusivamente do cão, e de sua capacidade de ter uma resposta imunológica suficiente, sua sobrevivência ou não.
Digo 'quase exclusivamente' porque o veterinário pode ajudar eliminando coisas que podem atrapalhar sua “guerra” com a doença, como as infecções que ele pode ter por fraqueza (queda de resistência), aconselhar uma alimentação correta, receitar medicamentos que ajudem a combater as inflamações no cérebro, receitar uma medicação que tente aumentar sua resistência, etc.
Sua evolução é imprevisível, ou seja, quando o cão adoece, não há como saber se ele vai se salvar ou não, ou se sua morte vai ser rápida ou lenta.

A semente

A ciência ainda desconhece a eficiência desta semente roxa de gengiroba indigena, porém muito se tem comentado a respeito dela.

Ela pode ser confundida com a gengiroba comum, porém esta semente só existe nas planicies do deserto de atacama, nas cordilheiras andinas venezuelanas, suriname, nas terras indigenas da india Amanary.

Segundo informações da internet foi o Professor de Fitomedicina chamado Victor Souza, que ensinou a Tribo Krenakore-Poty a fazer o uso da semente torrada contra a cinomose dos lobos e caes.


6 comentários:

  1. eu tenho uma cão poodle[cadela] ,há uns 3 meses com os mesmos sintomas,descadeirado,tiques nervosos,pouco apetite, urina descontrolada.
    Vou tentar cura-lo,pois o medicamento que o veterinário receitou ,não funcionou,pois ele achou que era problema na coluna motivada por quedas,etc.
    Gostaria de saber de vcs ,o seguinte=' Pretendo administrar o Ribavirin+Vitamina A, e ao mesmo tempo administrar a semente de gengiroba ,gostaria de saber se a semente misturada ao medicamento sintético poderia trazer algum dano "cruzado" ao organismo do pobre animal...
    Grato!Um abraço! e FORÇA POR NOSSOS ANIMAIS, NOSOS IRMÃOS DE CAMINHADA NESTA NAVE MÃE TERRA!

    ResponderExcluir
  2. Quero saber onde encontro a semente roxa de gengiroba .E como faço para comprar, para curar meu cachorro, meu animal de estimação que tanto amo...Ele tomou vacina contra cinomose, mas pegou mesmo assim.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nanny, como está seu cachorrinho? Tb demos vacina e a Belinha pegou, estamos lutando há 35 dias, ainda não comprei descobri o endereço hoje. Segue:


    o endereço é Raizes do campo- R. Antonio Jose Parra Primeiro, 235 fone: 22408451 eles entregam se pedir.

    Boa sorte!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. olá,tenho um problemão,dei uma poodley toy pra minha filha e estava com a vacina em dia ,porém adquiriu essa infeliz doença.estava quase desistindo dela ,mas esta lutando e e vou lutar com ela .pois não quero ver o rostinho de minha filha se ela morer.se alguem souber de algum remédio me mandem e-mail lauroskt@gmail.com.

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada

Quem sou eu

Minha foto
Então...na verdade não dá para definir ninguém, já que estamos mudando a cada dia. Mas eu tenho algumas características que por enquanto são imutáveis, tais como o meu amor incondicional pelos animais, meu respeito pela natureza, minha admiração por Jesus e pelo apóstolo Paulo de Tarso, minha paixão pelo conhecimento, minha infinita vontade de melhorar como espírito, e meu amor pela minha família.

Mural de Recados

Calendário

Seguidores