quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Carne é criada em laboratório

Segue reportagem do dia 26/12/2009 do site http://veganbr.wordpress.com/category/testes-em-animais/:

Técnica holandesa poderia permitir que, num futuro não muito distante, um belo bife fosse gerado a partir de algumas células extraídas de um animal – sem que ele tivesse que morrer para isso.

A afirmação não é um exagero. Na verdade, até subestima o potencial da pesquisa do professor Mark Post, da Universidade Eindhoven.

“Até agora, fomos capazes de duplicar 20 vezes cada célula”, explica Post. Fazendo uma conta rápida, isso significa que uma única célula consegue gerar um milhão de outras – ou seja: a técnica multiplicaria em um milhão a disponibilidade de carne para consumo.

“Um dos focos da pesquisa é gerar alimento e ajudar com o problema da fome no mundo”, diz Post. “Além disso, criar carne da maneira tradicional é ruim para o meio ambiente. Em laboratório, consumimos menos energia, emitimos menos CO2 e menos metano”.

A técnica consiste em retirar algumas células do animal vivo (não há necessidade de matá-lo) e cultivá-las em uma solução. No início, os cientistas acreditavam que as células-tronco embriônicas seriam a melhor opção, mas logo perceberam que as os músculos de porcos já adultos funcionavam melhor. “As células mioblásticas do músculo de um porco são colocadas em uma solução com nutrientes e oxigênio”, explica o professor. “Conforme crescem, ficam apoiadas em um suporte, uma técnica bastante parecida com a medicina regenerativa”, diz.

As aplicações medicinais também são de grande interesse do cientista. Um dos objetivos da pesquisa é auxiliar na cura e tratamento de doenças degenerativas musculares. “Mas isso é muito mais difícil do que simplesmente produzir carne. Tratamentos no corpo exigem o implante do material criado, o que é mais complicado”, diz Post.

Por enquanto, o que o pesquisador conseguiu foi uma massa meio pegajosa de músculos – nada apetitosa. “Mão faz nem sentido tentar provar agora, mas é bom saber que nosso primeiro objetivo foi alcançado: produzir músculos”, explica.

As pesquisas são promissoras e não é de espantar que uma grande empresa de embutidos já tenha mostrado interesse nelas. Até agora, os estudos foram financiadas pelo governo holandês e, segundo Mark Post, o progresso do experimento vai depender de quanto esforço for aplicado no projeto – afinal, por enquanto, ele ainda é feito apenas em laboratório e em pequena escala.

Ah, e se você não é fã de carne suína, não se preocupe. “Utilizamos porcos porque temos acesso mais fácil a eles na Universidade. Ainda não possuímos o equipamento para outras espécies, mas a técnica poderia, sim, ser usada para criar carne de vaca ou outros mamíferos, e até mesmo carne de peixes”, diz Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada

Quem sou eu

Minha foto
Então...na verdade não dá para definir ninguém, já que estamos mudando a cada dia. Mas eu tenho algumas características que por enquanto são imutáveis, tais como o meu amor incondicional pelos animais, meu respeito pela natureza, minha admiração por Jesus e pelo apóstolo Paulo de Tarso, minha paixão pelo conhecimento, minha infinita vontade de melhorar como espírito, e meu amor pela minha família.

Mural de Recados

Calendário

Seguidores