quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

China pode proibir restaurantes de servir carne de gato e de cachorro

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/1,,EMI118339-16418,00.html
Grupos de proteção dos animais aumentam a pressão junto ao governo chinês para que coloque em vigor uma proibição nacional para que estabelecimentos deixem de servir esse tipo de carne
Por Época NEGÓCIOS Online

A partir de abril, os turistas curiosos e de estômago forte não deverão mais encontrar no cardápio dos restaurantes da China opções “exóticas” com carne de cachorro e de gato. Autoridades chinesas vão apresentar propostas para proibir completamente a degustação de pratos que levem esse tipo de carne na preparação. O governo está preocupado com a pressão cada vez mais intensa de grupos ativistas dos direitos dos animais, que consideram um horror o espetáculo de chineses e turistas provando carne de bichanos e lulus.

Se a nova regulamentação for aprovada, milhares de restaurantes e de açougues poderão fechar as portas. Mais: qualquer pessoa (turista ou local) que seja pega comendo carne de cachorro ou de gato terá de pagar uma multa de 5 mil yuanes, o equivalente a R$ 1.380, ou encarar 15 dias na prisão.

Os restaurantes que desobedecerem a proibição do governo incorrem na possibilidade de uma multa de 500 mil yuanes, ou R$ 135.800. A polícia contaria, inclusive, com uma linha para atender a denúncias anônimas.
Um rascunho da legislação foi apresentado em setembro do ano passado para que o público pudesse opinar a respeito. Segundo Chang Jiwen, integrante da Academia de Ciências Sociais da China, uma organização do governo que vem trabalhando há 11 anos na criação de uma legislação que proiba o consumo de carne de cachorro e de gato, o principal objetivo da lei é impedir a tortura de animais, disse ele ao jornal britânico “The Daily Telegraph”.

A carne de cachorro, que é conhecida na China como “carne com aroma”, tem sido consumida há milhares de anos. Inicialmente, os chineses acreditavam que a carne desse animal possuía características medicinais e era boa para a saúde. Nas regiões do norte do país, a carne de cachorro é usada na preparação de um cozido muito popular que, dizem, ajuda a aquecer o sangue.

Já a carne de gato tem se tornado cada vez mais popular no sul da China. Uma sopa, batizada de “Dragão e Tigre em Luta”, leva carne de gato e de cobra, e está se tornando uma das iguarias mais pedidas na cidade de Guangzhou. O sucesso é tanto que os gatos usados nesse prato estão sendo importados de outras províncias para dar conta da demanda.

Apesar disso, a pressão para acabar com essa comercialização também vem da classe média, cada vez mais afeita aos hábitos ocidentais de adotar animais de estimação e tratá-los como “criaturas especiais”. Na internet, circulam milhares de abaixo-assinados pedindo a proibição de açougues de carne de cachorro e de gato. Também aumentam os protestos em mercados de rua que vendem essas carnes. Alguns segmentos da sociedade preferem pedir que os animais sejam sacrificados do que comercializados como carne para a população.
Analistas chineses acreditam, porém, que ainda deve levar muito tempo para que o governo aprove definitivamente uma lei contra a comercialização e consumo de carne de cachorro e de gato. O conselho reúne-se em março para apresentar suas propostas, mas o Comitê dos Assuntos Pendentes já expressou oficialmente dúvidas sobre a necessidade de passar esse tipo de lei.

Um comentário:

  1. Olá Suellen.
    Parabienes por tua publicação.
    Excelente medida em favor dos animalitos de Deus.
    Beijos e abraços desde Guayaquil_Equador.
    Bons dias dê-nos Deus.
    Atte,

    Conspicuo y Perspicuo

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada

Quem sou eu

Minha foto
Então...na verdade não dá para definir ninguém, já que estamos mudando a cada dia. Mas eu tenho algumas características que por enquanto são imutáveis, tais como o meu amor incondicional pelos animais, meu respeito pela natureza, minha admiração por Jesus e pelo apóstolo Paulo de Tarso, minha paixão pelo conhecimento, minha infinita vontade de melhorar como espírito, e meu amor pela minha família.

Mural de Recados

Calendário

Seguidores