quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Considerações sobre a vida.



Inicio este texto com a intenção de auxiliar os nossos irmãos menores, tão necessitados do nosso amparo e da nossa compreensão. Além disso, tentar contribuir com a aceleração do processo de esclarecimento sobre as verdades Divinas no que diz respeito aos animais, a natureza, a vida como um todo.
Ao longo da minha vida sempre amei os animais. A princípio tinha medo de ser comida por um cachorro, arranhada por um gato ou devorada por um tubarão. O tempo se passou e eu descobri que sou medrosa mesmo. Não tenho mais medo de cachorros, gatos e outros animais (com exceção de tubarões), mas de todo o resto.

Deus, em sua infinita bondade, nos criou. O homem, em seu infinito egoísmo, acha que nós somos os únicos agraciados por Deus com a oportunidade de evoluir.
A pretensão e ignorância do homem são tão grandes que ele acha que “cria” outros seres, “inventa” novas tecnologias. Não lembrando que se Deus não permitir que o sopro da vida chegue até aquele corpo ou que a inspiração divina alcance os nossos ouvidos, nada acontece.
Além de não sermos os melhores entre toda a criação divina na Terra, também, a Terra, não é a única que Deus contemplou com a oportunidade da vida. Mas vamos começar devagar. Já é tão difícil o homem respeitar e amar seus irmãos da Terra... Quem dirão extraterrenos.
Para começar, Deus não é vingativo e nem cruel, mas justo, bom e misericordioso. Em sua infinita bondade, justiça e misericórdia, não seria sensato se acreditar que Ele criou tudo (animais, natureza, etc.) para nos satisfazer. Assim como não criou pessoas mais burras e mais pobres para satisfazerem (serem escravas) pessoas mais abastadas em inteligência e bens. Seguindo este raciocínio, e tendo a certeza de que concordarão com a afirmativa acima, não existe sentido em explorar os animais e todos os recursos naturais, já que eles são criaturas de Deus e devem ter os mesmos direitos ao respeito e ao progresso que os homens, mesmo tendo menor independência e menor capacidade de aprender.
Segundo a Doutrina Espírita, as demais criações divinas se diferem dos homens apenas no que se refere à experiência e ao tempo. Todos estão submetidos à Lei do Progresso. Então, o que faz pensar que os homens são superiores? Nada mais do que o egoísmo e a ignorância.


Bastam alguns minutos com um animal para enxergar suas particularidades, variáveis dentro da espécie, de um indivíduo para o outro. Desde os insetos até os mais inteligentes mamíferos. Nas espécies vegetais e minerais a individualidade é menos perceptível, mas existente. Logicamente, que devem ser levadas em consideração as diferenças de grau evolutivo. O cachorro apresenta maiores particularidade em sua personalidade que um jacaré, mas a individualidade existe.
O espírito adquire o direito de um corpo material tão complexo quanto maior for seu grau evolutivo (evolução moral e intelectual). Portanto a sua capacidade de aprender (inteligência) está relacionada com as possibilidades que o seu corpo proporciona, pois o corpo material (aquele que utilizamos em cada encarnação) limita mais ou menos suas possibilidades de aprendizagem e, portanto, suas experiências. Para exemplificar, o tamanho do cérebro influencia na capacidade de aprender. Ter ou não ter mãos com dedos, influencia nas possibilidades de experiências. E assim sucessivamente.


Análises genéticas comprovaram que o DNA de um ser humano e um verme se difere em apenas alguns genes. Ou seja, a pouquíssimo tempo agregamos genes suficientes para deixarmos de ser vermes e virarmos humanos.
Imaginemos nós, com menor capacidade de aprender e menor autonomia, sendo submetidos a testes com produtos químicos extremamente tóxicos em diversas partes do nosso organismo, simplesmente não podendo fazer nada por estarmos amarrados. Ou então presos em gaiolas, ou jogados em rinhas, ou puxando carroças pesadíssimas, ou sendo abatidos para alimentação alheia, ou utilizados (vivos) para estudo em universidades, ou mesmo sendo submetidos a maus tratos diversos.
Estas situações acontecem o tempo todo, e pior é que quem faz isso acredita que está fazendo algo que Deus assina em baixo.


Deus sabe (e sabe mesmo, por foi ele quem nos criou) que nós temos a capacidade de utilizar meios mais adequados para nossas finalidades diversas, assim como Ele sabia que nós não precisaríamos usar escravos para trabalhar para nós, ou que não precisaríamos ficar meses em um navio para atravessar um oceano. Mas tudo isso é resultado do capitalismo a que nós fomos “habituados”, para não dizer ignorância, avareza, ambição. Quando algo é caro demais, o jeito é explorar o mais fraco.
Para finalizar lembro que do átomo ao anjo há espírito, e onde há espírito há evolução. Portanto devemos respeitar a todos. O teu próximo, como disse Jesus (Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo), é qualquer um, até mesmo um átomo. E até mesmo o seu corpo (“... como a ti mesmo.”), que é o habitat de milhões de seres microscópicos, deve ser respeitado. Suas próprias células são outros indivíduos. Para entender melhor, pense na Terra como um indivíduo e que nós somos suas células. Ela está doente por nossa causa. O remédio que ela está tomando são as catástrofes naturais que eliminarão sua enfermidade, ou seja, as células que comprometem sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada

Quem sou eu

Minha foto
Então...na verdade não dá para definir ninguém, já que estamos mudando a cada dia. Mas eu tenho algumas características que por enquanto são imutáveis, tais como o meu amor incondicional pelos animais, meu respeito pela natureza, minha admiração por Jesus e pelo apóstolo Paulo de Tarso, minha paixão pelo conhecimento, minha infinita vontade de melhorar como espírito, e meu amor pela minha família.

Mural de Recados

Calendário

Seguidores